Aranha

biologia das aranhas

As aranhas são artrópodes do Subfilo Cheliceriformes e pertencem à Classe Arachnida, que abrange também os escorpiões, opiliões, ácaros, e pseudoscorpiões dentre outros. As principais características são os quatro pares de pernas, o corpo dividido em duas regiões, o prossoma (ou cefalotórax) e o opistossoma (ou abdome), e a presença no prossoma de quelíceras e pedipalpos. As quelíceras são estruturas em forma de pinça que participam da captura de presas, os pedipalpos têm primariamente a função sensorial.

» Biologia (saiba mais)

Reprodução das Aranhas

reprodução das aranhas

As aranhas possuem dimorfismo sexual, isto é, o macho possui características morfológicas diferentes em relação à fêmea, neles, o ápice do pedipalpo é modificado em órgão copulador, de forma que a fecundação é interna, porém, indireta.

» Reprodução (saiba mais)

Ciclo de Vida das Aranhas

ciclo de vida das aranhas

O desenvolvimento é direto, o número de mudas exigido para atingir a maturidade sexual varia de acordo com a espécie. A temperatura é um dos principais fatores controladores primários na determinação do padrão de ciclo de vida. Isso significa que espécies de regiões temperadas podem passar o inverno inteiro na forma imatura e, quando o verão começa, elas atingem a maturidade sexual.

Ecologia

aranhas - ecologia

As aranhas têm duas estratégias básicas de predação, sendo tecelãs aquelas que utilizam a teia na captura de presas, e as caçadoras que empregam a visão ou a percepção de vibrações no substrato onde estão para localizarem suas presas. As presas mais comuns das aranhas são os insetos. Nas monoculturas que caracterizam os cultivos planejados pelo homem, os fitófagos podem atingir altas populações. Nos cultivos onde não são utilizados métodos que destroem as aranhas e seus refúgios, tais como, fogo, uso de pesticidas e limpeza de área para plantio, as aranhas podem atuar como excelentes inimigos naturais prevenindo junto com outros predadores, explosões populacionais destes fitófagos.

Principais Grupos de Aranhas

aranha caranguejeira

Infraordem Araneomorphae
– Gênero Loxosceles (Família Sicariidae) – Aranhas-Marrons
– Gênero Phoneutria (Família Ctenidae) – Aranhas Armadeiras
– Gênero Latrodectus (Família Theridiidae) – Viúvas-Negras

Infraordem Mygalomorphae (caranguejeiras)

» Principais Grupos de Aranhas (saiba mais)

Acidentes com Aranhas

Com exceção das espécies pertencentes às famílias Uloboridae e Heptathelidae, todas as aranhas são consideradas animais peçonhentos por possuírem glândulas secretoras especializadas na produção de uma substância tóxica e possuírem aparelho inoculador desta, constituído pelos ferrões das quelíceras. O maior número de acidentes causados por esses artrópodes ocorre nos meses frios, provavelmente devido à sua procura pelo abrigo oferecido no interior doméstico.

» Acidentes com Aranhas (saiba mais)

Prevenção de Acidentes

A maioria dos acidentes pode ser evitada, pois ocorrem no peridomicílio e no interior da residência, normalmente devido a alguns descuidos. As medidas preventivas baseiam-se muitas vezes no controle ambiental. Deve-se atuar nas condições de abrigo e alimento destes animais. O uso de defensivos químicos deve ser utilizado sempre com muita precaução assim como outras formas de combate.